E são as crenças, mesmo quando você ainda não tem consciência sobre elas, que exercem forte influência sobre aquelas coisas que desejamos e as chances de conquista-las. Uma parcela significativa do que você acredita ser fruto de sua personalidade é gerado por elas, até os fatores que impedem o desenvolvimento de seu potencial.
Saber dominar o mindset correto pode ser a chave para a transformação que vai influenciar positivamente a sua vida. Mas como fazer isso? Qual o papel do mindset em nossa busca por uma vida com mais significado?
A relação entre o mindset e as crenças limitantes.
Todas as experiências que vivenciamos ficam gravadas em nossa história, gerando modelos de pensamento e interpretação da nossa realidade de acordo com o passado, limitando nossa capacidade de percepção e aceitação da mudança.
No início deste ano na Índia, conhecemos o guru espiritual e líder humanitário brasileiro Prem Baba, mestre em despertar a consciência de seus seguidores por meio do amor, renovando assim os fundamentos da existência para equilibrar a vida pessoal e coletiva. Em alguns encontros com ele, nos surpreendemos com a clareza com que relacionava autoconhecimento, propósito e a importância do mindset correto como ferramenta chave para a autorrealização. De uma forma muito prática, ele explica a necessidade de ressignificar aspectos do passado para transformar o modo como vivemos hoje, reconhecendo nosso papel no mundo.
Há muitas crianças que estão sendo educadas para serem bem sucedidas, mas de um modo que as distancia de sua essência, de seus valores e principalmente de seus sonhos. Essas crianças se tornam adultos cheios de conquistas materiais, mas que muitas vezes que não encontram felicidade na vida que construíram.
A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento e formação de nossa personalidade, auxiliando ou não o processo de expansão de nossa consciência como seres humanos. À medida que nos tornamos mais conscientes, vamos nos tornando mais presentes. E o estado de presença é libertador. É a chance de perceber que, muitas vezes, a identidade que criamos de nós mesmos não é real.
E quanto menos apego se tem daquilo que você acha que é, mais simples será o processo de mudança.
Ao direcionar o nosso olhar para dentro, reconhecendo nossas falhas e estabelecendo uma compreensão da causa e efeito de nossas atitudes, abrimos espaço para a mudança e desenvolvimento de uma nova cultura interior.
O mindset e a autorrealização.
Transformar o mindset significa melhorar a forma como lidamos com o mundo. O simples trabalho das crenças poderá leva-lo a decidir a pessoa que você deseja se tornar, transformando diversos aspectos de sua vida.
Essa relação inicia-se com um exercício de autopercepção. É preciso entender como a opinião que você adota a respeito de si mesmo tem influenciado a maneira que você leva sua vida, suas relações pessoais e profissionais.
Qual é a sua posição diante dos desafios, dos fracassos, do erro, da rejeição? Erramos ao nos colocar na posição de superioridade, nos julgando inteligentes o suficiente e totalmente preparados para a vida. O mesmo acontece ao adotar uma posição de inferioridade, nos vitimizando e tendo uma posição derrotista sobre as falhas.
Ao encontrar o equilíbrio e dominar o mindset correto em direção ao crescimento é possível desenvolver o nosso potencial de maneira ilimitada.
Carol Dweck, que é considerada uma das maiores especialistas do mundo em estudos sobre personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento, além de lecionar para a Universidade Stanford, acredita que o verdadeiro potencial e a capacidade de um ser humano é impossível de ser conhecido. Portanto não haveria barreiras na expansão de nossa capacidade e evolução, em qualquer momento de nossas vidas.
É possível transformar o nosso potencial de crescimento por meio do mindset?
Ao orientar a mudança do modelo mental, exploramos nossa própria capacidade de desenvolver habilidades e qualidades de um modo exponencial. Nós alcançamos a melhor versão de nós mesmos, dando mais sentido, graça e felicidade à vida.
É preciso conhecer a capacidade de expansão da inteligência a transformação de aspectos chave de nossa personalidade. A mudança surge com simples atitudes, como encarar os erros e o fracasso como combustível para o aprendizado. Mas nem todos sabem disso.
As diferenças entre as pessoas de mindset fixo e aquelas com o mindset de crescimento podem ser percebidas desde a infância. Como o nome já diz, as primeiras são aquelas que perdem tempo se autoafirmando e ocultando suas deficiências, fugindo de desafios que colocam sua experiência à prova.
Já as segundas, ao acreditar que é possível desenvolver suas próprias qualidades por toda a sua vida, tem uma paixão pelo aprendizado. Encaram a vida com otimismo, vendo obstáculos como grandes oportunidades de melhorar sempre. São pessoas cheias de vida, que não tem medo da mudança, inovadoras e que resolvem problemas de um modo criativo, sem medo de arriscar e aproveitando para aprender algo mesmo nos momentos mais desafiadores, prosperando.
Esse é o segredo de pais, professores, gestores e atletas bem sucedidos.
Ok, e agora?
O processo de mudança é desafiador. É preciso repensar aspectos culturais de onde você vive e de como foi criado, para então sentir-se encorajado a alcançar desde os objetivos simples que estavam meio parados, até a realização de grandes sonhos.
Há uma série de exercícios e ferramentas disponíveis para que você acesse o processo de transformação de seu mindset.
A Carol Dweck tem um livro chamado Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso, onde apresenta uma série de estudos que comprovam os conceitos que trouxemos até aqui. A cada dia surgem novos movimentos, como a psicologia positiva, apontando caminhos que tem transformado a vida de pessoas e empresas através de experiências práticas de mudança no modo de ver e viver a vida, revolucionando carreiras, negócios e relacionamentos em busca daquilo que realmente importa e faz sentido em busca do propósito.
Será que o seu modelo mental está adequado ao seu propósito de vida? Mudar exige tempo, entrega, coragem e determinação. Não é fácil, mas podemos garantir que é possível, libertador e vale muito a pena.
E você, conseguiu identificar qual o seu mindset? Achou interessante e quer saber mais sobre esse tema? Compartilhe com a gente suas dúvidas e inquietações que ficaremos felizes em ajudar!
Trackbacks/Pingbacks