Oi. Como vocês estão? 

Quais aprendizados reuniram nestas duas semanas de incertezas? 

Nós optamos pelo silêncio e reflexão, antes de usar esta poderosa ferramenta que é a comunicação. Sentimos que as soluções urgentes e em forma de “receita”, mais do que nunca, não fariam sentido. Pausamos. Respiramos. Aos poucos estamos entendendo como devemos agir. Em consonância com nossa essência, com o que somos e com o resgate da nossa responsabilidade: “Promover um despertar da consciência para uma vida e um trabalho com mais significado.” 

Dentro das (muitas) reflexões que fizemos, acreditamos que vale compartilhar algumas com vocês.

Estamos vivendo um momento em que os conceitos de uma nova liderança fazem todo o sentido. A ‘Liderança da Complexidade’ descreve as condições nas quais a dinâmica adaptativa surge e nos impulsiona a gerar conhecimento criativo e significativo para criar as mudanças. 

Viver este momento reforça a utilidade de novas metodologias para nos auxiliar a lidar com tempos incertos, e a partir do uso delas extrair aprendizados fundamentais.

  • Você já parou para interpretar como cada liderança (das nações, cidades, empresas, famílias) está lidando com o momento de caos?
  • Com quais delas você mais se identifica e se alinha aos seus valores e prioridades? Por que?
  • Você acredita na capacidade da humanidade dar um salto e se reinventar a partir deste momento?
  • Como você, enquanto líder (de si mesmo, da família, de uma equipe) está lidando com esta situação?

Otto Scharmer (Professor Sênior no MIT – Instituto de Tecnologia de Massaschusetts e Criador da Teoria U) nos explica que em situações complexas e novas, até então desconhecidas, responder com velhas perspectivas pode levar a resultados destrutivos. 

Talvez mais importante do que pensar em fórmulas mágicas e imediatas, seja saber diagnosticar corretamente o problema, entendê-lo profundamente e assim emergir com as melhores soluções (embora saibamos que em muitos casos, medidas urgentes precisam ser tomadas).

Aquilo que é incerto nos causa dúvida, medo, insegurança. Mas o que afinal é tão certo e seguro assim? Será que realmente temos algo sob nosso controle? A ilusão deste controle, pode nos levar a trazer soluções “simples” para problemas complexos. 

Nós vivemos em um mundo de sistemas complexos, cuja própria existência significa que eles são inerentemente incontroláveis. Quem está no comando?

Para que estes sistemas possam ser transformados precisamos nos concentrar em um estado de conexão profunda com o melhor futuro possível.

Agir com base em padrões antigos e suas causas simples não vai nos ajudar a resolver os problemas complexos de agora. 

Navegar na incerteza é algo que precisamos aprender a lidar há algum tempo. Especialmente com o avanço da tecnologia, muitas “certezas” já vinham sendo revistas. Lembra do conceito de mundo V.U.C.A. (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) que tanto falávamos? Pois é. Está acontecendo.  

Temos buscado exercer nosso papel formando os chamados “Líderes da Transição”. Pessoas que possuem as competências necessárias para liderar este futuro que está começando a emergir.

Acreditamos na importância do aprendizado como resposta e nas metodologias certas como ferramentas para as mudanças efetivas que há muito tempo aguardávamos.

E assim queremos nos apropriar do papel de influenciadores positivos, pois seguimos defendendo que é necessário construir o futuro que desejamos. “Quem sabe faz a hora…”

Nós também estamos desenhando formas de nos adaptar à esta crise sem precedentes. Somos uma empresa que desenvolve nossos serviços através de atividades experienciais, de forma artesanal, customizada e coletiva. O contexto mundial nos obriga a pausar estas atividades por tempo (ainda) indeterminado. 

Nestas duas semanas que passaram dialogamos entre nós e com a nossa rede de parceiros para traçar caminhos. Não chegamos à respostas exatas para lidar com essa situação, mas nos debruçamos sobre uma importante pergunta:  

“Como nos adequar às necessidades atuais e urgentes de nossos clientes e nos tornar apoiadores de seus desafios?”  

Para seguir entregando valor para pessoas e organizações vamos oferecer nossos serviços em formato digital durante os meses de abril, maio e junho com preços coerentes e sustentáveis para nós e para nossos clientes. Além dos nossos Cursos, os serviços de Consultoria & Mentoria, Gestão Ágil de Projetos e Design & Curadoria de Aprendizagem

O objetivo é apoiar empresas que precisam adaptar o modelo tradicional de trabalho para manter a produtividade e resultados por meio do trabalho remoto, neste mo(vi)mento de transição. Todos nós precisaremos (co)criar um novo jeito de trabalhar.

Também seguiremos compartilhando gratuitamente conteúdos relevantes em diversos formatos, com o objetivo de apoiarmos com informação o caminho de reposicionamento e retomada que todos precisaremos trilhar. 

Contamos com vocês e queremos que contem conosco para construirmos alternativas e seguirmos plantando coisas boas em nosso planeta. Afinal, estamos interligados e cada vez mais conscientes dessa ligação, sabendo do impacto global de nossas ações locais. 

Compartilhe com a gente o desafio que está vivendo e quem sabe poderemos apoiar você e sua organização a se reinventar daqui pra frente neste “novo expediente”. 

Estamos juntos.

Um abraço,

Thiago e Isis 

Fundadores Novo Expediente