Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /var/www/html/thiagomota.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 4813
Como despertar a liderança criativa - Novo Expediente

Pare e pense: quantos líderes de verdade você já teve em sua carreira? Se teve pelo menos um, quais características lhe conferiam este título? Será que a liderança é um cargo ou são as atitudes do indivíduo que o legitimam como líder?  

Um bom líder pode mudar a trajetória de carreira de uma pessoa. Muitas vezes é através da oportunidade dada por grandes líderes que pessoas descobrem suas habilidades e talentos e os colocam à prova ao serem convocados para superarem a si mesmos ao vencer desafios que antes nem imaginavam capazes de enfrentar. 

Comigo aconteceu assim algumas vezes. E você, será que também já viveu alguma experiência de auto superação através de uma oportunidade dada por quem você era liderado?

 

Liderança é uma habilidade que continua sendo necessária atualmente, sempre foi e sempre será.

O que temos visto de diferente com relação aos modelos de liderança do passado é uma mudança significativa no formato de se liderar pessoas, especialmente nas organizações. 

Continuamos precisando de exemplos, inspirações, guias, de pessoas que nos apoiem a “cruzar a ponte”. Mas a qual estilo estamos dispostos a seguir? Ainda com resquícios de um período industrial, muitas empresas carecem de atribuir significado verdadeiro ao trabalho de seus funcionários.  A busca por significado no que fazemos todos dias é a busca de toda uma geração. Uma busca por ser relevante, fazer a diferença, contribuir nas soluções durante o processo e causar algum impacto positivo através do trabalho. O número de pessoas que troca de empresa, cidade e país com este objetivo só aumenta, além daqueles que estão começando a empreender diretamente naquilo que acreditam.

O antigo modelo de “líder” autoritário, chefe, mandão, dono único da razão, vem dando lugar ao chamado líder facilitador, líder criativo, aquele que sabe como fazer para que as pessoas colaborem de forma inteligente. 

“Co laborar” significa trabalhar junto. Co = junto e laborar vem do italiano “lavoro” que significa trabalho.

Muitas pessoas trabalham no mesmo lugar durante anos, mas nem sempre colaboram umas com as outras. Nem sempre estão verdadeiramente engajadas em fazer o melhor que podem. Competem entre si, fazem o contrário do que é para ser feito ou não sabem bem por onde começar suas tarefas. Ainda há aqueles que simplesmente não estão com vontade de cumprir com suas funções. E por que isto acontece? Há um desalinhamento de seus talentos com o lugar em que estão e, na maioria dos casos, há falhas na liderança em perceber o real sentido do que deve ser o trabalho para as pessoas. 

 

Um bom líder criativo entende que para ter bons resultados em grupo precisa genuinamente olhar para as pessoas que estão ao seu redor.

recisa entendê-las, respeitá-las, ter um interesse verdadeiro por suas histórias de vida e quem sabe até amá-las. Desde a forma como contrata as pessoas até como as demite, um líder mostra muito de si. O líder criativo, sabe como alinhar o timing de vida de cada pessoa com a vaga ou oportunidade que pode oferecer. Este olhar sensível e humano pode fazer toda a diferença na forma como o líder irá reconhecer e premiar seu time, por exemplo. Muitas vezes algumas empresas dão prêmios e recompensas que nem eram aquilo que o funcionário desejava. Bastava ter perguntado. Ah! E que poder existe em uma boa pergunta.

Líderes criativos têm a habilidade de perguntar o que o time pensa a respeito dos desafios e não age apenas como único responsável pelas soluções. Ao invés de respostas, traz perguntas significativas que guiam as pessoas em seus desafios.

Sabe aquela história de que duas cabeça pensam melhor que uma? Pois é, até hoje tem gente que não entendeu isso. Imagine então poder contar com a diversidade de ideias, pessoas diferentes, idades distintas, histórias, origens. Isso sim é a base para fazer surgir a inovação e criatividade da equipe. Habilidades consideradas como as mais importantes para um futuro já presente em nossas vidas.

Desenvolver uma verdadeira Liderança Criativa exige refletir sobre o real papel da liderança: facilitar o caminho das pessoas rumo ao cumprimento de suas tarefas e obrigações atribuindo significado e propósito ao trabalho dos seus liderados, gerando um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem para todos. É agir com coragem ao abandonar modelos, processos e formas de trabalhar que já não funcionam mais. 

E melhor: tudo isto pode ser exercitado por qualquer um de nós. Basta ter um bom mindset de aprendiz que, sendo experiente ou novato na arte de liderar, você estará apto a tornar-se um líder das transformações que precisamos e queremos ver nas organizações, em nossa cidade ou país.

Esta liderança pode surgir em primeiro lugar pelo autoconhecimento, quando nos conhecemos e sabemos liderar a nós mesmos. Em seguida com as ferramentas, práticas e estratégias adequadas para desenvolver nossos grupos e times. Entendo que para desenvolver o outro, é essencial estar em constante autodesenvolvimentoE concluindo com a liderança das transformações, que o faz compreender o que está acontecendo no mundo, sabendo se posicionar neste universo de tantas mudanças e facilitando o caminhar de quem precisa atravessar tantos desafios.

 

Liderar pessoas pode ser uma das tarefas mais complexas e difíceis na gestão de uma organização.

Contudo, fazer dela um exercício pode nos conduzir a um modelo de liderança que fomenta a capacidade e apetite para criatividade e inovação das pessoas ao nosso redor. Ao inspirar o desejo de cada um contribuir com aquilo que tem de melhor, a liderança criativa é uma forma mais elevada de liderança, menos centralizada no líder como único herói e mais focada em atribuir significado e olhar genuíno para as pessoas. É uma forma mais inteligente de facilitar o trabalho das pessoas, dando mais condições de atravessar as diversas transformações pelas quais todos iremos passar com um nível de velocidade antes desconhecida.

É preciso coragem e preparação para enfrentar o desconhecido, abraçar o risco, lidar com a vulnerabilidade e complexidade de nossos dias, sabendo como despertar o que há de melhor em cada ser humano na arte de cocriar soluções. 

Acompanhe nossos conteúdos para aprofundar-se nestes conceitos e se quiser aprender mais e praticar a liderança criativa entre em contato conosco para conhecer o Curso Liderança Criativa: A arte de cocriar soluções, que acontece em edições abertas em cidades como Salvador, Recife e Porto Alegre ou in company.