O que está acontecendo no mundo que muda a forma como trabalhamos e vamos trabalhar no futuro? Muita gente se pergunta o que é o futuro do trabalho. A tecnologia está transformando e ainda vai transformar muito nossa relação com o trabalho. O que nós precisamos fazer para acompanhar essas mudanças e evoluir com elas? Quais atitudes precisamos desenvolver para sermos protagonistas da transformação e não apenas assistir de forma passiva ao desaparecimento de carreiras tradicionais e criação de novos tipos de profissão?

Reinventar: o novo mundo do trabalho

Este é o título da matéria especial do Jornal do Commércio que entrevistou Thiago Mota, Fundador da Novo Expediente. O tema foi o futuro do trabalho e as oportunidades que estão surgindo com a transformação digital. Ele compartilhou sua experiência com habilidades do futuro e a importância de adotarmos um mindset de aprendizado contínuo para navegar nesse novo mundo. Também explicou porque as habilidades humanas têm sido cada vez mais reconhecidas e requisitadas para liderar a transformação digital. Chamadas de soft skills ou habilidades do século 21, habilidades como liderança, comunicação, empatia, pensamento crítico, inteligência social dentre tantas outras, são tidas como essenciais para estarmos preparados para acompanhar as mudanças.

No vídeo abaixo vocês podem assistir um pedacinho da entrevista:

 

Para acessar na íntegra a matéria que contou também com a participação de grandes referências em futuro do trabalho como Silvio Meira, Jacques Barcia, Accenture, Impact Hub é só clicar aqui. Além dos assuntos que já mencionamos, informações sobre a Quarta Revolução Industrial, dicas para os profissionais mais experientes, conexão entre educação e transformação, insights sobre o futuro e histórias de pessoas que se reinventaram em meio à tantas mudanças. Vale a pena!

Quer aproveitar as oportunidades do futuro do trabalho?

A convergência nos mundos digital, físico e biológico tem criado novos valores, modelos e oportunidades de negócios. Os líderes precisam estar preparados e ser flexíveis para acomodar essas mudanças. A revolução industrial deu origem ao modelo de trabalho assalariado que conhecemos e é o mais comum hoje em dia, mas já estamos vivendo em meio a tantas revoluções tecnológicas ao mesmo tempo dando origem a um novo termo: a Quarta Revolução Industrial (tem uma sessão só sobre ela na matéria do Jornal do Commércio). Qual será o modelo de trabalhador que vai surgir a partir dessa revolução tecnológica que tem modificado fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos?

Será que nós também precisamos repensar o significado do trabalho, profissão e emprego? E qual será a importância da educação para toda a vida, como o Thiago fala no vídeo?

São diversos caminhos a se seguir. Estar conscientes das transformações é sem dúvida o primeiro passo. A matéria está bem completa e com certeza revelará grandes oportunidades para você aproveitar. Se quiser continuar lendo sobre o assunto temos também um artigo com cinco dicas para se adaptar ao futuro do trabalho.

E você? Acha que seu trabalho hoje ainda será o mesmo daqui a cinco anos? E daqui a 10 anos? Vamos adorar saber sua opinião nos comentários abaixo! Não deixe de compartilhar com seus amigos 🙂

 

Imagem do topo: Impact Hub Recife | Fonte: Matéria original | Fotógrafo: Felipe Ribeiro